terça-feira, 30 de março de 2010

Física : Cinemática

O que é cinemática?

Cinemática é o estudo dos movimentos sem a preocupação com as suas causas.
A cinemática é o passo inicial da física, a primeira matéria que aprendemos no colégio nas aulas de física.

O que procuramos ao estudar a cinemática?

Podemos procurar quatro coisas.

  1. Deslocamento de uma partícula
  2. Tempo levado para ocorrer um deslocamento
  3. Velocidade média ou instantânea de uma partícula
  4. Aceleração de uma partícula


Estudo do MRUV (Movimento Retilíneo Uniformente Variado):

A grande diferença do MRUV para ao MRU é que a aceleração é diferente de zero, em outras palavras, a velocidade não é mais uma constante.
A aceleração é a diferença entre a variação da velocidade pela variação do tempo (veja a fórmula abaixo).




sexta-feira, 19 de março de 2010

RESPEITO

RELACIONAMENTO-> Todo relacionamento acontece atravez do respeito,pois sem o respeiito não seria possivel se relacionar com as pessoas dessa forma podemos dizer que o respeito é a base de uma boa amizade.

ATITUDES-> Muitas atitude de respeito são muito importantes para nossa sociedade.Pois atravéz de certa atitudes vc demostra o respeito.

TRATAMENT PESSOAL->O tratamento pessoal é um criterio muito importante quando nos referismos ao respeito,ele é uma das relações entre duas ou mais pessoas,exemplo se você tratar as pessoas bem é obvio que sera tratado bem.Em uma comunidade é uma coisa muito importante você trata todos bem, ajudar e compartilhar isso é um exemplo de como tratar as pessoas, tambem ja pensou se uma possoa for tratada mal o que ela tem que fazer?
Ela tem que se redmir e com toda essa coisa tratar ela bem.Isso serve para convivencia, serve para qualquer ambiente isso é um criterio muito dedicado interessante de se falar porque e com isso que iremos fazer o nosso caracter.

PENSAMENTOS->Arte na maneira de pensar deve ter respeito,pensamento levar as varias atitude de respeito.por isso devemos ter cuidado na hora de pensar.
O pensamento é a base de tudo que venhamos a fazer por isso o respeito deve começar dele.


EDNILSON,HENRIQUE,ALAN,LAIRA,GENILDO e WESLEY

quinta-feira, 18 de março de 2010

Biologia: Teorias da biogênese e abiogenese

Biogênese : É uma hipótese biológica segundo a qual a matéria viva procede sempre de matéria viva. No século XVII Francisco Redi, naturalista e poeta, pôs em causa as ideias de Aristóteles, negando a existência do princípio activo e defendendo que todos os organismos vivos surgiam a partir de inseminação por ovos e nunca por geração espontânea.Para demonstrar a veracidade da sua teoria, Redi realizou uma experiência que se tornou célebre pelo facto de ser a primeira, registada, a utilizar um controlo. Colocou carne em 8 frascos. Selou 4 deles e deixou os restantes 4 abertos, em contacto com o ar.
Em poucos dias verificou que os frascos abertos estavam cheios de moscas e de outros vermes, enquanto que os frascos selados se encontravam livres de contaminação.



Abiogênese : Até ao século XIX considerava-se que todos os seres vivos existentes se apresentavam como sempre tinham sido. Toda a Vida era obra de uma entidade toda poderosa, facto que servia para mascarar o facto de não existirem conhecimentos suficientes para se criar uma explicação racional.
Os primeiros defensores conhecidos das ideias nesse sentido foram Anaximandro, seu pupilo Anaxímenes, e outros como Xenófanes, Parmênides, Empédocles, Demócrito, e Anaxágoras. Sustentavam de modo geral que a geração espontânea ocorria, mas em versões variadas.
O defensor mais famoso dessa hipótese na antigüidade foi Aristóteles há mais de dois mil anos, e em sua versão, supunha a existência de um "princípio ativo" dentro de certas porções da matéria inanimada. Esse princípio ativo organizador, que seria responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento de um ovo no animal adulto, cada tipo de ovo tendo um princípio organizador diferente, de acordo com o tipo de ser vivo. Esse mesmo princípio organizador também tornaria possível que seres vivos completamente formados eventualmente surgissem a partir da "matéria bruta".

Filósofia : Política

O Conceito Filosófico de Política :
Em primeiro lugar, convém lembrar que as verdadeiras escolas filosóficas são totalmente apolíticas, evitando desta forma, as injustiças e malversações que ela, a política, costuma impor à sociedade como um todo.
No sentido habitual, a política é uma atividade que consiste em governar um país ou nação, ou mesmo uma comunidade. Trata-se, portanto, de uma grande responsabilidade para aqueles que a exercem. Essa responsabilidade é bem difícil de assumir, pois nem todo mundo tem as mesmas idéias, nem os governados nem os governantes. Isto explica que a política sempre tenha sido cenário de oposições e conflitos.
No geral, a política é imperfeita porque está somente condicionada por uma busca do poder temporal e pelo desejo de defender interesses pessoais ou corporativos, e isto em todos os níveis, desde a base até o alto da pirâmide social. Além disso, está baseada em um conceito demasiado materialista da existência.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Fisica

A potência de dez é utilizada para abreviar múltiplos (ou submúltiplos) de dez. Assim:

100 = 10 x 10;
1000 = 10 x 10 x 10;
100000 = 10 x 10 x 10 x 10 x 10.

Para escrevermos estes números de uma maneira abreviada, basta indicar o número de dezenas envolvidas na multiplicação com um pequeno número (expoente) no alto da potencia de 10.

Logo, se 100 = 10 x 10, podemos dizer que 100 = 102. Da mesma maneira 1000 = 103, e 100000 = 105.

Nestes exemplos o expoente é igual ao número de zeros.

Para os submúltiplos de dez, também utilizamos o sistema exponencial. Assim:

0,01 = 1/10 x 1/10 ;
0,001 = 1/10 x 1/10 x 1/10
0,00001 = 1/10 x 1/10 x 1/10 x 1/10 x 1/10

Neste caso, para abreviar esses números indicamos o número de casas decimais com expoente negativo no alto da potencia de 10.

terça-feira, 16 de março de 2010

Mesopotâmia

A região entre os rios Tigre e Eufrates foi o berço de diversas das civilizações desenvolvidas ao longo da Antigüidade. O aparecimento de tantas culturas nessa região é usualmente explicado pela fundamental importância dada aos regimes de cheias e vazantes que fertilizavam as terras da região. Ao longo desse processo, sumérios, assírios e acádios criaram vários centros urbanos, travaram guerras e promoveram uma intensa troca de valores e costumes.

Segundo alguns estudos realizados, a ocupação dessa parcela do Oriente Médio aconteceu aproximadamente há 4000 a.C., graças ao deslocamento de pequenas populações provenientes da Ásia Central e de regiões montanhosas da Eurásia. Cerca de um milênio mais tarde, os povos semitas também habitaram essa mesma região. Já nesse período, a Mesopotâmia possuía um expressivo conjunto de cidades-Estado, como Nipur, Lagash, Uruk e Ur.

Essas primeiras cidades são parte integrante da civilização sumeriana, tida como a primeira a surgir no espaço mesopotâmico. Dotadas de ampla autonomia política e religiosa, essas cidades viveram intensas disputas militares em torno de regiões férteis da Mesopotâmia. Nesse meio tempo, os semitas foram ocupando outras áreas onde futuramente nasceriam novos centros urbanos. Entre as cidades de origem semita, damos especial destaque a Acad, principal centro da civilização acadiana.

Em 1900 a.C., a civilização amorita – povo de origem semita – criou um extenso império centralizado na cidade de Babilônia. Hamurábi (1728 – 1686 a.C.), um dos principais reis desse império, foi responsável pela unificação de toda a Mesopotâmia e autor de um código de leis escritas conhecido como Código de Hamurábi. Esse conjunto de leis contava com cerca de 280 artigos e determinava diversas punições com base em critérios de prestígio social.

Em 539 a.C., durante o processo de formação do Império Persa, os babilônios foram subordinados aos exércitos comandados pelo imperador Ciro II. Essa conquista assinalou o fim das grandes civilizações de origem mesopotâmica que marcaram a história da Antigüidade Oriental.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Matemática

Teorema de tales

Segmentos proporcionais

São figuras AB,CD,EF,GH,e podemos dizer que esses segmentos são proporcionais quando suas respectivas medidas na mesma unidade são numeros proporcionais

Exemplos

Os segmentos AB,CD,EF,GH de medidas 6cm,8cm, respectivamente. temos

AB/CD=6/8=3/4
EF/GH=9/12=3/4

Então AB/CD=EF/GH,ou seja os segmentos AB,CD,EF,GH, são proporcionais