segunda-feira, 11 de julho de 2011

Idosos, com todo o respeito

Se deve tratar com respeito o idoso vítima de crimes, dando imediata atenção a seus reclamos e apurando com rigor os delitos”, Tal frase acredito que resuma bem o contexto abordado na cartilha, pois na maior parte das vezes não se apura com seriedade os abusos contra os idosos renegando assim a autenticidade da sua palavra. Em outras palavras essa já seria uma forma de “violência” contra os mesmos. Esses abusos podem ser de várias maneiras e dentre elas podemos citar:
1.abusos físicos,
2.psicológicos,
3.sexuais,
4.abandono,
5.negligências nas informações por eles declaradas,
6.abusos financeiros,
7.autonegligência

Com o aumento do número de idosos, assim como o da violência urbana, o que se percebe é que Os idosos acabam ficando nas mãos de familiares ou cuidadores despreparados para o trato com esta população, uma rápida atuação nesse sentido fazer-se-ia necessária, envolvendo principalmente a parte cultural do processo, com palestras e auxílios in locus, tentando assim minimizar essa falta de concientização populacional

A falta de educação no trânsito ocasiona por negligência dos condutores muitas mortes em idosos em nosso país.


Enfim o problema é muito complexo, mas não insolúvel, e envolve a sociedade como um todo, e se não começarmos a mudar esse quadro através de medidas sociais, culturais e econômicas, com certeza os frutos dessas negligências serão colhidos por nós mesmos.

Educação no trânsito: direito e dever de todos.

Direito e dever de todos Considera-se trânsito a utilização das vias (ruas) por pessoas, veículos e animais, isoladas ou em grupo, conduzidos, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

Os primeiros tipos de transportes do mundo foram movidos por animais. No ano de 1790 foi inventada a bicicleta. No ano de 1771 começam as primeiras experiências com automóveis que eram a vapor. No ano de 1886 o alemão Carl Benz registra o que ficou conhecido como primeiro automóvel do mundo, era uma espécie de triciclo.


Atualmente o trânsito é regido pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro. A lei é bastante rígida, mas nem sempre é cumprida e muitos acidentes ainda acontecem. A Organização Mundial de Saúde – OMS e as pesquisas comprovam que o trânsito é uma das maiores causas de mortes no mundo e no Brasil. Isso acontece principalmente por causa da imprudência e distração das pessoas. É comum vermos motoristas dirigindo alcoolizados e andando em alta velocidade, o que é proibido. Os pedestres não respeitam faixas e semáforos.

Os motoristas devem seguir as normas da legislação e as pessoas devem andar nas ruas com atenção e sempre que estiverem em locais movimentados observar a sinalização, atravessando nos locais onde houver faixas de pedestres e semáforos.