quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Anatomia Vegetal

A Anatomia Vegetal estuda a estrutura interna das plantas; suas células, tecidos e a organização dos tecidos nos diferentes órgãos.

O estudo da Anatomia Vegetal é de grande importância para todos que trabalham com os vegetais e sem a sua compreensão, os processos fisiológicos que ocorrem nas plantas, as relações filogenéticas entre os vários grupos vegetais e como as plantas se adaptaram aos diferentes ambientes não poderiam ser completamente entendidos.

A Anatomia Vegetal fornece ainda um embasamento para o estudo posterior de Sistemática, Fisiologia e Ecologia Vegetal.


Fisiologia Vegetal


A fisiologia vegetal estuda os mecanismos pelos quais as plantas crescem, se desenvolvem, percebem e interagem com o ambiente em que estão inseridas.

Os principais fatores internos que regulam o crescimento das plantas são químicos, como os hormônios vegetais, que são substâncias orgânicas que desempenham várias funções importantes na regulação do crescimento. Os fatores externos também são essenciais, como luz, temperatura, comprimento do dia e gravidade.

Oração e função sintática->Portugues

Entre os elementos da frase existe uma certa hierarquia porque eles exercem funções. Tal qual numa empresa, as funções são diferentes: sujeito, predicado, adjunto adnominal, adjunto adverbial, predicativo, aposto, etc. Tomo a mesma frase citada acima e analiso-a pelas funções sintáticas dos seus elementos:

"João comprou remédios na farmácia."

João - função sujeito
comprou - v. transitivo direto - núcleo do predicado verbal (comprou remédios na farmácia)
remédios - função de objeto direto
na farmácia - adjunto adverbial


A oração

A oração é composta de elementos organizados de uma forma tal que possa gerar uma expressão de sentido. Para entender esses elementos e estudá-los os gramáticos organizaram-nos em classes de palavras, são as chamadas 'classes gramaticais'. E assim, surgiram as diversas classes: dos substantivos, dos adjetivos, dos pronomes, das preposições e outras mais. Por exemplo:

"João comprou remédios na farmácia."
João/ remédios/ farmácia - (classe dos substantivos)
comprou - (classe dos verbos)
na - duas classes - (classe das preposições e dos artigos)