quarta-feira, 15 de junho de 2011

Portugues-> Tempos Verbais

O modo verbal tem a ver com a atitude do falante, o aspecto, com a duração do processo e o tempo, com o momento da fala, ou seja: presente, passado ou futuro. O modo indicativo representa um grau elevado de certeza em relação ao processo verbal. Os tempos desse modo são:
  • Presente
    O presente representa um ato habitual, simultâneo ao ato da fala: eu trabalho.

  • Pretérito imperfeito
    Este tempo representa, no passado, habitualidade , duração, fatos contínuos: eu trabalhavA.
  • Pretérito perfeito
    Exprime um processo acabado, localizado no passado: eu trabalhei.

  • Pretérito mais que perfeito
    Exprime um processo localizado antes ainda do pretérito perfeito: eu trabalhara.

  • Futuro do presente
    Representa um processo que ocorrerá depois da fala: eu trabalharei
  • .
  • Futuro do pretérito
    Exprime um processo posterior a um processo passado, significando probabil0idade,
  • hipótese. É também um tempo usado para expressar modéstia, polidez: eu trabalharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário