sexta-feira, 20 de maio de 2011

Realismo-> Portugues

O Realismo veio surge em meio ao fracasso da Revolução Francesa e de seus ideais de Liberdade Igualdade e Fraternidade.A sociedade se dividia entre a classe operária e a burguesia e logo depois no ano de 1848 comunistas como Marx e Engels publicam o Manifesto que faz apologias à classe operária.

Uma realidade oposta ao que a sociedade tinha vivido até aquele momento surgia com o progresso tecnológico o avanço da energia elétrica as novas máquinas que facilitavam a vida, como o carro, por exemplo. As correntes filosóficas se destacam o Positivismo o Determinismo o Evolucionismo e o Marxismo.

As características do Realismo estão intimamente ligadas ao momento histórico, refletindo as idéias do Positivismo, do Socialismo e do Evolucionismo. Manifesta o objetivismo, como uma negação do subjetivismo romântico; o personalismo cede terreno ao universalismo; o materialismo leva a negação do sentimentalismo.O Realismo preocupa-se com o presente, o contemporâneo (a volta ao passado histórico do Romantismo é posta de lado).

OBS->Os autores do Realismo são adeptos do determinismo, pelo qual a obra de arte seria determinada por três fatores: o meio; o momento; e a raça (esta dizendo respeito à hereditariedade). O avanço das ciências, no século XIX, tem grande influência, principalmente sobre os naturalistas (daí falar-se em cientificismo nas obras desse período). Ideologicamente, os autores desse período são antimonárquicos (defendem o ideal republicano); negam a burguesia (a partir da célula-mãe da sociedade, daí a presença constante dos triângulos amorosos - o pai traído, a mãe adúltera e o amante, este sempre um "amigo da casa"); são anticlericais (destacam-se os padres corruptos e beatas hipócritas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário